O chileno que fez apenas um gol e poucos se lembram no Santos
No começo de 2008, visando conquistar a Libertadores sob comando do técnico Emerson Leão, o Santos anunciou um pacote de reforços de jogadores estrangeiros. Entre eles estava o atacante Sebástian Pinto.
Foi contratado junto a Universidad de Chile, clube o qual era ídolo. Entretanto, sua passagem no Brasil não foi como o esperado, e a grande maioria sequer lembra do atleta vestindo as cores alvinegras.
O chileno não se adaptou ao futebol brasileiro, e pediu para sair antes do esperado. O pedido do atleta havia sido repassado a Leão, que não hesitou em aceitá-lo.
Em sete duelos disputados pelo Santos, Pinto acumula somente um gol, contra o rival Corinthians. O gol foi marcado aos 15 minutos do primeiro tempo, na Vila Belmiro, e ainda comemorou mandando a torcida ficar quieta.
Entretanto, ele se destacava justamente pelo contrário: perdia muitos gols, motivo que o levou a ser colocado no banco pelo treinador.
Dentre os reforços gringos que foram contratados pelo Peixe na época (Mauricio Molina, Michael Jackson Quiñonez e Mariano Trípodi.), apenas Pinto não mantinha contato com o elenco santista.
Ficou marcado pelos gols perdidos inacreditáveis, sendo o mais famoso diante do Mirassol, em que ele fez o mais difícil. Em um duelo contra o Mirassol, Pinto tirou a bola do zagueiro dentro da área, saiu do goleiro e quando o gol estava livre, chutou para fora.
Seu último clube foi o Temuco, do Chile, onde acumulou 5 partidas e nenhum gol marcado.